(Head And Neck Support)
É um dispositivo de segurança para os pilotos em competições automobilisticas. Com um formato em U, ela se encaixa sob a nuca e os ombros e é ligada ao capacete. Sua função é impedir que durante um acidente o pescoço do piloto sofra com o impacto.
Nos primeiros anos do esporte a motor, alguns acidentes considerados "leves" resultavam em mortes, pois os pilotos sofriam fraturas na base do crânio, em razão do deslocamento repentino da cabeça para frente ou para trás, ocasionando um trauma fatal ao cérebro.
Jim Downing, depois de perder seu amigo, Patrick Jacquemart, em 1981, após um acidente enquanto testava um Renault 5 Turbo IMSA GTU em Mid-Ohio, pensou em criar um equipamento que protegesse o pescoço em acidentes automobilísticos.
Assim, em 1986, apresentou o primeiro protótipo do Hans Device, em uma corrida, em 1986, e ele mesmo testou o equipamento.
O HANS, essencialmente, funciona como um airbag. No entanto, ao invés de inflar, usa um colar e duas tiras de poliéster para minimizar o movimento da cabeça do piloto em uma colisão frontal. Os cintos de segurança são colocados em cima do colar, segurando o HANS no lugar correto.
O gráfico anexo as fotos, mostra que, somente com o pescoço para segurar, o peso de um crânio e um capacete move para frente com uma força gravitacional de 107 G em uma colisão de 40 G. Com o HANS, o pescoço já não se move com a mesma distância, reduzindo o "efeito chicote" e diminuindo drasticamente as chances de lesões no crânio, no pescoço e no cérebro.
Mais informações você pode acessar o link da FIA.
https://www.fia.com/sites/default/files/hans_guide_and_instalation_spec.pdf
Para cada tipo de veículo\banco usa-se um tipo de Hans.
Use sempre o tamanho correto de Hans.
Como Funciona o Hans
Confira também:
6ª Edição - DRAG RACING V8 - AUTÓDROMO INTERNACIONAL TARUMÃ/RS - Ocorreu no dia 17 de Agosto de 2024.
Capacete - Conheça mais a proteção da sua Cabeça
Cuidado com as peças falsificadas